Mitos x Verdades Fitness

Correr ou andar? Comer proteína ou carboidrato antes de malhar? Musculação também ajuda a emagrecer? O pilates é efetivo na tonificação dos músculos? São muitas as dúvidas de quem está em busca de um corpo cheio de curvas – seja por motivos de estéticos ou de saúde. 

Muitas das questões, no entanto, não passam de mitos. E apegadas a estes mitos, algumas pessoas acabam encontrando muita dificuldade para apostar nos exercícios certos e ficar de bem com o espelho. 

Para acabar com estas dúvidas, comversamos com com diversos profissionais da área de educação física, que ajudaram a separar o que é mito e o que é verdade neste tema. Colaboraram com esta matéria Guilherme Moscardi , responsável pela educação da área técnica da rede de academias Runner , Victor Matheus Rosa de Sousa, da academia Edge Life Sports, Adriano de Abreu, professor de musculação Academia Competiton, Marcio da Costa, preparador físico e professor da rede Modella Center e Rodrigo da Silva, da Academia Smart Fit, todos de São Paulo. Navegue pelas abas e tire 40 dúvidas. 




Musculação emagrece?
Verdade: os que gostam de “puxar ferro” podem comemorar: de acordo com o professor Adriano, os exercícios de musculação ajudam, sim, na perda de peso. “Os exercícios resistidos ajudam no ganho de massa muscular. Esta, por sua vez, aumenta a taxa do metabolismo basal, tendo como consequência um maior gasto calórico, auxiliando no emagrecimento”, afirma.

Malhar até a exaustão do músculo é a melhor forma de conseguir resultados rápidos na musculação?

Parcialmente Verdade: para esta questão, é preciso levar em conta as particularidades de cada corpo, frequência de treinos e outros fatores. Ainda assim, Victor afirma que, quando bem acompanhado, o treino até a exaustão garante a alta intensidade e otimiza o ganho de massa magra.

O alongamento precisa ser feito sempre antes de começar a malhar?

Verdade: o alongamento é uma forma de preparar a musculatura para a contração, evitando lesões e até rompimento de ligamento, segundo informa o professor Rodrigo.

Musculação causa varizes?

Mito: um dos principais fatores causadores de varizes é a genética, segundo os especialistas ouvidos. Rodrigo explica que a musculação não é a responsável por desencadear o problema.

5Na musculação, quanto maior a carga, melhores os resultados?

Mito: atenção aos que querem ver resultados rápido: ele não depende somente do aumento de carga, avisa Adriano. “Existem outras variáveis, como amplitude de movimento, velocidade de execução, boa alimentação e bom descanso”, afirma.

6Abdominal faz perder a barriga?

Mito: ter um tanquinho não depende somente dos abdominais, alerta Adriano. “O abdominal melhorará o tônus do abdômen, mas somente a união entre exercícios resistidos, aeróbios, uma boa alimentação se possível com acompanhamento de um nutricionista e um descanso adequado resultarão na diminuição da circunferência abdominal”, explica.

7: Balé e atividades de impacto causam varizes?

Mito: Guilherme afirma que este é um mito muito comum, mas não procede. As atividades que estimulam a movimentação das pernas atuam justamente no caminho contrário das varizes – ativando a circulação e reduzindo a formação de vasos. “O excesso de peso e o sedentarismo são os maiores vilões da formação de varizes e o fator genético prevalecerá”, reforça.

8Musculação deixa as veias saltadas?

Parcialmente Verdade: esta questão vai depender da intensidade do treino, segundo Adriano. “Com o treino de musculação, há um aumento no fluxo sanguíneo, dilatando as veias. Isso ocorre para que se torne possível a oxigenação nas células musculares envolvidas no exercício”, observa.

9Para conquistar músculos, atividades como ioga ou pilates são tão efetivas quanto a musculação?

Parcialmente Verdade: “nenhuma atividade é capaz de proporcionar ganhos de músculos como a musculação”, explica Guilherme. No entanto, ele ressalta que quem não pratica nada e passa a fazer estas atividades terá, sim, um ganho muscular. “É muito importante ressaltar que para a maioria das pessoas que querem melhorar a tonificação, mesmo o pilates e a ioga vão ajudar a melhorar o corpo. O senso comum mostra que natação só emagrece e basta vermos o corpo dos nadadores para saberemos que também faz melhorar e deixar os músculos mais durinhos”, observa.

10Começar a malhar na adolescência impede o crescimento?

Mito: “não existe comprovação científica sobre impedir o crescimento”, afirma Victor. Ele indica a musculação, sempre com acompanhamento, como forma de “estimular o desenvolvimento, a coordenação motora e o próprio crescimento do adolescente , salvo contraindicação médica”

11Musculação só faz efeito quando a pessoa sente dor no dia seguinte?

Mito: “não, isto é mito. Sentindo dor ou não, com a frequência dos treinos, a musculatura envolvida estará sendo estimulada, ocasionando um efeito positivo”, pontua Adriano.

12Correr faz cair o bumbum e os seios?

Parcialmente Verdade: a origem deste mito tem a ver com a perda de peso muito acentuada e com pouco ganho de massa muscular. “Nestes casos, sim, é verdade que faz mudar o aspecto das mamas e dos glúteos”, afirma Guilherme. “No entanto, basta vermos as atletas de atletismo e seus corpos vigorosos e com bumbuns bem definidos para desmentirmos este mito”, completa. O profissional lembra, no entanto, que a corrida leve influencia pouco no ganho de massa muscular. Para este objetivo, vale incluir algumas subidas no percurso e alternar alguns treinos com picos de intensidade, fortalecendo pernas e glúteos.

13Fazer musculação é prejudicial quando a pessoa está acima do peso?

Mito: “pelo contrário, a musculação exige do aluno um grande gasto energético”, explica Marcio. Ele afirma que, para quem está acima do peso, começar com musculação é o ideal. “O aumento da massa muscular acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico diário, e ao mesmo tempo, o músculo fortalecido protege as articulações, o que diminui o risco de lesões”, pontua.

14Beber água entre os exercícios atrapalha o desempenho?

Mito: segundo Adriano, beber água durante os exercícios só ajuda o desempenho porque hidrata as células. “Só evite o consumo exagerado para não ter desconforto durante as atividades”, alerta.

15Fazer musculação é prejudicial na terceira idade?

Mito: a musculação é muito indicada para este público, diz Marcio. “Ela tem o papel de diminuir os riscos e complicadores da saúde, sempre com professor de educação física orientando o aluno”, indica.

16É verdade que as atividades aeróbicas só começam a gastar calorias a partir de 30 minutos?

Verdade: de acordo com o professor Rodrigo, o organismo precisa cerca de 20 minutos dentro da zona alvo para começar a queimar calorias.

17Para perder calorias, correr é melhor que andar?

Verdade: “na corrida, o gasto calórico é bem maior”, explica Marcio, completando que quanto mais acelerado, maior o gasto energético. Porém, ele explica que ambas as atividades queimam calorias e ajudam na perda de peso. “Se você não tem o preparo físico adequado para a corrida, o ideal é começar com uma caminhada leve”.

18A quantidade maior de suor significa mais calorias perdidas?

Mito: muita gente pensa que, se não suar, não emagreceu. Mas Adriano ressalta que uma coisa não tem nada a ver com a outra. “Havendo uma elevação na temperatura corporal o suor é liberado para que se mantenha o equilíbrio na temperatura do corpo”.

19É verdade que fazer caminhadas dando “picos” de velocidade emagrece mais do que correr direto?

Mito: de acordo com o preparador físico Marcio, exercícios com intervalos de alta intensidade são indicados para quem quer perder peso e para quem está iniciando a atividade física. “Porém, ‘correr direto’ é o que queima mais calorias, pois com certeza exige um condicionamento físico maior, proporcionando assim gasto energético maior”, afirma.

20É verdade que os “atletas de fim de semana” não sentem efeito nenhum?

Parcialmente Verdade: para ver grandes mudanças, o ideal é que a atividade física seja feita mais de uma vez por semana, alerta Rodrigo. “O atleta de final de semana não terá resultados consideráveis, pois o estímulo que o corpo recebe em apenas um dia de exercício é pouco para que ocorra as modificações fisiológicas”, pontua.

21Correr com bastante roupa ajuda a emagrecer?

Mito: usar um moletom bem pesado e suar bastante – algumas pessoas acham que este é o segredo da boa forma. Mas Adriano avisa que esta prática pode até prejudicar o desempenho. “Isso pode causar a desidratação do indivíduo, por conta da transpiração excessiva com a grande quantidade de roupa utilizada”, alerta.

22Subir escadas serve como uma atividade física, substituindo, por exemplo, uma caminhada?

Verdade: “sim, substituir o elevador pela escada toda vez que chegar em casa já é suficiente para melhorar o condicionamento físico”, afirma Rodrigo, acrescentando que o movimento segue o princípio de uma aula de step.

23É verdade que malhar à noite queima mais calorias?

Mito: esta questão não passa de mito, segundo Marcio. “Um bom gasto calórico está de acordo com atividade que você planejará para seu objetivo, independentemente do horário”, afirma.

24Exercícios de manhã trazem resultado mais rápido?

Mito: o ideal é planejar os treinamentos de acordo com a melhor adaptação do corpo, independente do horário, explica Marcio. “Os bons resultados são potencializados quando você associa a uma boa alimentação e a treinamento. Isso fará com que seu metabolismo acelere a perda de gordura e traga um resultado mais rápido”.

25Praticar a mesma atividade por muito tempo faz com o que o corpo se acostume e não sofra mais os efeitos?

Verdade: “com o passar do tempo o nosso metabolismo vai caindo e precisa de novos estímulos para ter mais resultados”, aponta Rodrigo. É preciso investir em mudanças para notar resultados mais efetivos.

26É verdade que mulheres acumulam mais gordura na coxa e no quadril?

Verdade: embora o acúmulo de gordura seja determinado por motivos fisiológicos e hormonais, na maioria das mulheres, a concentração é maior nas regiões do quadril, coxa e tríceps. Para acabar com estas gordurinhas, Victor recomenda, além dos exercícios aeróbios , os de fortalecimento. “Agachamentos, abduções de quadril e extensões de cotovelo, vencendo uma resistência”, ensina.

27É verdade que o maior acúmulo de gordura do homem está na barriga?

Verdade: grande parte dos homens luta com a gordura na região do abdômen. “Além dos exercícios aeróbios, exercícios de fortalecimento abdominal, pranchas e flexões de tronco”, indica Victor para a solução deste problema.

28É preciso deixar o corpo descansar da musculação de um dia para o outro?

Verdade: “para a hipertrofia muscular ocorrer é essencial descansar a região no dia seguinte”, explica Marcio. O especialista recomenda ainda o consumo de proteína e carboidratos antes ou após o exercício, para melhora do desempenho, aumento de energia e recuperação do tecido. “Dormir bem, sem interrupções, é outro fator que contribui para o crescimento muscular”, completa.

29Para deixar a perna mais musculosa, é permitido fazer caminhada/subir escadas com tornozeleira?

Mito: “o uso de tornozeleiras para esses exercícios não é indicado, devido ao risco de lesão que isso pode causar na articulação do joelho”, afirma Marcio. No entanto, o professor Victor afirma que as atividades com tornozeleiras complementam a musculação. “É uma opção a mais de se trabalhar o mesmo músculo em ângulos e estímulos diferentes”, explica.

30Quem quer perder peso rápido precisa focar só no aeróbico, para depois investir na musculação?

Verdade: o ideal é aliar exercícios aeróbicos com reeducação alimentar, indica Guilherme. “Devem predominar exercícios aeróbios principalmente pela necessidade de se perder peso na balança. Mas é preciso lembrar que emagrecer nem sempre significa perder peso na balança. Pessoas com leve sobrepeso podem ganhar músculos e perder gordura sem modificar muito a medida da balança, mesmo tendo reduzido dois ou mais furos do cinto da calça”, ressalta.

31O contrário: quem é muito magro precisa engordar primeiro para depois ganhar massa muscular?

Mito: “engordar favorece algumas doenças do coração e por esse motivo deve ser evitado a qualquer custo”, ressalta Guilherme. Nestes casos, ele explica que a pessoa deve combinar carnes magras, carboidratos e vitaminas encontradas em frutas e legumes, sempre de três em três horas, favorecendo assim o ganho de massa muscular. “Recomendo que dedique atenção à boa frequência dos treinos, à boa nutrição e boas noites de sono”.

32Mulheres que têm pernas, braços ou bumbum muito volumosos não conseguem reduzir a circunferência dessas regiões com exercícios?

Mito: este resultado é possível a partir da elaboração de um treino adequado, associado a uma dieta alimentar, explica Victor. “Os exercício são, de preferência, aeróbios. A musculação também favorece, pois existe um aumento da massa magra que eleva o gasto calórico durante o repouso”, completa.

33O contrário: mulheres que têm pouco bumbum e pernas não conseguem aumentar o volume com musculação?

Mito: este objetivo também é possível a partir de exercícios e dieta. “Neste caso, o treino é preferencialmente de musculação, visando o ganho da massa muscular. São exercícios com foco em hipertrofia”, pontua Victor. O tempo para aparecer os resultados varia de acordo com a resposta do corpo de cada um e também tem a ver com a frequência de treinos por semana.

34É impossível eliminar celulites com a malhação?

Parcialmente Verdade: segundo Guilherme, não dá para exterminar de vez as celulites, mas é possível suavizar o aspecto. “A malhação ajuda muito. O resultado da melhor circulação como resultado dos treinamentos aeróbios vai ajudar a emagrecer e suavizar substancialmente as celulites”.

35O culote vai embora com exercícios?

Parcialmente Verdade: de acordo com Victor, como os exercícios diminuem a gordura localizada, acabam melhorando o aspecto da região. “Além de utilizar a gordura como fonte energia, as atividades drenam as toxinas que se acumulam”, explica o especialista.

36Quem sempre foi sedentário não tem como conquistar as curvas depois dos 30?

Mito: “claro que tem”, avisa Guilherme. O segredo é sempre controlar a alimentação, hormônios e os treinamentos adequados. “Mesmo um sedentário por 60 anos que equilibrar os níveis hormonais, caminhada, musculação e boa nutrição vai ter um corpo mais disposto e com aspecto estético melhorado em aproximadamente 4 meses”, pontua.

37Correr na rua é mais efetivo do que correr na esteira?

Verdade: na rua, a pessoa solicita de forma mais ativa os grupos musculares das pernas para ir para frente, enquanto na esteira a corrida é simulada. No entanto, Guilherme avisa que a diferença não é tão grande e o que interfere, no final das contas, é a regularidade do exercício. “Se compararmos duas pessoas, uma que corre na esteira e outra na rua, haverá pouca diferença em ganhos musculares e em aptidão física. Mas quando alguém está treinado só na esteira e começa a correr na rua, passará por uma pequena adaptação da mecânica de correr”.

38Aumentar o consumo de proteína ajuda a ganhar mais músculos?

Parcialmente Verdade: “os profissionais de educação física que prescrevem suplementos estão agindo fora da conformidade da profissão”, dispara Guilherme. Segundo ele, é errado associar exclusivamente as proteínas com ganho de músculos. “A combinação e o equilíbrio entre carboidratos e proteínas é mais importante do que os mitos de proporções, às vezes perigosas, de proteínas por peso corporal”. No entanto, o professor Rodrigo observa que, como a fibra muscular só é recomposta com proteína, o ganho de massa pode ser maior quando o aumento do consumo é aliado ao treino. Para quem tem esse objetivo, a recomendação básica é sempre consultar um profissional da área de nutrição.

39É verdade que malhar em jejum é a mesma coisa que não malhar?

Verdade: Marcio confirma esta questão e explica que, ao acordar, normalmente a pessoa está oito horas sem comer e com a taxa de glicose bem baixa no sangue. “Sem carboidratos estocados, o corpo opta por queimar a massa muscular. Praticar exercícios sem estar bem alimentado faz com que a pessoa queime massa muscular sem perder gordura”. O especialista alerta que isso também pode fazer a pessoa desmaiar. Antes dos exercícios, são indicados fontes de carboidrato leve, como pão, suco ou fruta. “Espere cerca de duas horas e faça uma refeição mais completa, para repor o que foi perdido durante a malhação”, indica.

40É verdade que é bom comer carboidratos antes do treino?

Verdade: o professor Victor recomenda carboidratos não só antes, mas também depois do treino. “Antes, para que o corpo não precise consumir proteínas para gerar energia; depois, para repor nas reservas de glicogênio muscular”. As proteínas também são recomendadas após a malhação, pois atuam na reconstrução de fibras musculares.

 


  Seje cliente VIP: Quero 15% de Desconto em todas minhas compras: Clique aqui!!!

Cuide-se te ti com nossos Produtos Naturais.
Quer fazer uma cotação? Envie-nos um email: empresazanane@gmail.com - E lhe enviaremos NOSSOS PRODUTOS RECOMENDADOS.


RESULTADOS 100% GARANTIDO

Como fazer para comprar no ATACADO economizando 15%-48%?

VEJA O PLANO DE CARREIRA DA FOREVER LIVING

e-Mail: empresazanane@gmail.com
Procuramos pessoas de todos os niveis social e moral para usar nossos produtos da FLP que esta no mercado desde 1978.
Procuramos pessoas que querem mudar de vida para uma vida Otima.
Veja quem podera trabalhar conosco Veja alguns produtos de nossos associados:
Share on Google Plus

About ACADEMIA Á.O.

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastre para saber mais

CADASTRE PARA RECEBER DICAS DE SAÚDE:

PatrocínioFeedBurner