Estresse e nutrição. Qual é a relação?

Estresse e nutrição. Qual é a relação?

Nos tempos atuais, a doença que mais atinge o ser humano é o estresse. Cerca de 18% da população só em São Paulo sofre deste mal, seja ele de qualquer natureza - físico, psicológico ou social.

Mas uma alimentação equilibrada ajuda no controle e na prevenção do estresse.
O estresse é um aglomerado de reações fisiológicas que em excesso leva a um desequilíbrio no organismo. A reação das pessoas ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação a novas situações e comportamentos.

Um pesquisador canadense, Hans Salye, em 1936 descreveu os sintomas do estresse que apresenta três fases: alarme, resistência e esgotamento. Segundo sua pesquisa, logo após a terceira fase ocorre o aparecimento de várias doenças como: problemas gastrointestinais, hipertensão, doenças cardiovasculares, dores musculares, queda de cabelo, entre outras.

O estresse crônico é o tipo que mais atinge as pessoas atualmente, isso porque é o mais constante, que progride de forma acumulativa no dia-a-dia. Já o estresse agudo é mais intenso e rápido, geralmente causado por situações passageiras, como a perda de um ente querido. Alimentar-se adequadamente é uma das etapas mais importantes para ter maior controle e prevenção sobre o estresse

As causas principais do estresse são: alimentação incorreta, sobrecarga (pessoal ou profissional), fumo, baixa auto-estima, medo, trânsito etc. Várias doenças estudadas pela Medicina do Trabalho têm uma relação forte com o estresse. O desgaste que as pessoas são submetidas no ambiente de trabalho e suas funções específicas é fator dos mais significativos no aparecimento dessas doenças, além dos fatores pessoais.

Obviamente que há uma particularidade de pessoa para pessoa. Entretanto, as primeiras vítimas desse descontrole emocional são a auto-estima e a alimentação. A ansiedade decorrente das preocupações pode gerar insônia, comer demasiadamente, ou o contrário, comer pouco demais.

Estresse e nutrição estão fortemente ligados. Os maus hábitos alimentares, como ingestão excessiva de cafeína, açúcar e sal, podem agravar o organismo ao estresse. Em relação à alimentação, a principal dica para combater o estresse é consumir alimentos naturais de cores diferentes, quanto mais colorido for o prato, mais substâncias que combatem os radicais livres vão ser ingeridas.

Durante o processo de estresse o organismo perde vários nutrientes, vitaminas e minerais. Essas perdas devem ser repostas pela a ingestão de verduras (brócolis, chicória, acelga e alface) e frutas, pois são ricas em vitaminas do complexo B e C, além de alguns minerais como magnésio e manganês. O cálcio deve ser reposto pela ingestão de leites e seus derivados. Devem praticar qualquer atividade física para melhorar as funções cardiovasculares e respiratórias, além de distrair sua atenção dos problemas do cotidiano fortalecerão sua musculatura.
Pessoas que mantém maus hábitos alimentares, sem dúvida, ficam mais predispostas ao estresse. Porém, não devemos esquecer que há sempre um fator emocional envolvido. "O estresse é um conjunto de reações que acarreta um desgaste geral do organismo seja físico ou emocional".

 Seje cliente VIP: Quero 15% de Desconto em todas minhas compras: Clique aqui!!!

Cuide-se te ti com nossos Produtos Naturais.
Quer fazer uma cotação? Envie-nos um email: empresazanane@gmail.com - E lhe enviaremos NOSSOS PRODUTOS RECOMENDADOS.


RESULTADOS 100% GARANTIDO

Como fazer para comprar no ATACADO economizando 15%-48%?

VEJA O PLANO DE CARREIRA DA FOREVER LIVING

e-Mail: empresazanane@gmail.com
Procuramos pessoas de todos os niveis social e moral para usar nossos produtos da FLP que esta no mercado desde 1978.
Procuramos pessoas que querem mudar de vida para uma vida Otima.
Veja quem podera trabalhar conosco Veja alguns produtos de nossos associados:
Share on Google Plus

About ACADEMIA Á.O.

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastre para saber mais

CADASTRE PARA RECEBER DICAS DE SAÚDE:

PatrocínioFeedBurner