Dentista ensina saúde bucal para crianças em escolas

Turminha do Sorriso nasceu em agosto de 2001 idealizado pela a cirurgiã-dentista Renata Sampaio Centenaro. Hoje, atende cerca de 1500 crianças em 23 unidades escolares diferentes de São Paulo e do ABC paulista.

Na escola Águia Dourada, em Santo André, Renata visita os alunos, que vão desde 4 meses a 5 anos de idade, uma vez por mês. “No início do ano, ela faz uma avaliação da saúde bucal e passa para os pais. Aqueles com alguns probleminhas ela já alerta que seria bacana levá-los a um dentista”, disse Andrea Vieira Périco, diretora da escola.


Ao longo do ano, Renata oferece aulas de escovação para as crianças e auxilia as professoras. “Até as meninas do berçário são instruídas sobre como limpar os dentinhos e a gengiva dos bebês logo após a sopinha ou a mamadeira”, disse a diretora.

Na grade de aulas estão, inclusive, as específicas para as crianças aprenderem a passar o fio dental. “Todo mundo acha que a criança será incapaz de usar o fio dental e por isso nunca se propõe a ensiná-la a usá-lo. Claro que uma criança de três anos não o passará tão bem como deveria, mas nessa idade já vai entendo como ele funciona e sua importância para que, com cinco ou seis anos, o utilize da maneira correta”, diz a dentista.

Usando a imaginação
Para todas as suas aulas, a dentista faz questão de usar uma linguagem apropriada com fantoches e vídeos. “Na aula de alimentos saudáveis montamos uma verdadeira hora do lanche com comidas de todos os tipos, frutas, salgados e doces, para a criança realmente absorver a lição do que faz bem e do que faz mal para os dentes”, disse Renata.

A profissional ainda faz aplicação de flúor a cada seis meses nas crianças com idade a partir de três anos. Tudo com a autorização dos pais, que ainda recebem apostilas feitas pela própria dentista, para auxiliá-los na higiene bucal de seus filhos dentro de casa.


Festa do copinho
Uma vez por ano, ocorre a “festa do copinho”. O objetivo é incentivar demonstrações as crianças a partir de dois anos a largarem a mamadeira. “Nessa festa contamos com a participação de todos, inclusive das crianças mais velhas que acabam por incentivar as menores. E ainda aproveitamos para fazer a troca de chupetas. A cada chupeta entregue damos um brinquedo para o aluno”, disse Andrea.

O principal objetivo desse evento é tirar a mamadeira noturna da criança. “A mamadeira noturna é a mais nociva de todas, pois ela deixa o leite estagnado na boca aumentando a chances do aparecimento de cárie no bebê. Mas vale ressaltar que nada disso é forçado, tentamos mostrar com exemplos e incentivos o que é melhor para a criança até que ela mesmo opte por abandonar esses hábitos. E isso realmente ocorre porque a criança tende a se identificar com o correto quando bem explicado”, disse Renata. CLIQUE AQUI PARA VER A MELHOR PASTA DE DENTE NATURAL DO MUNDO E A MELHOR SEUS FILHOS PARA 


Seje cliente VIP: Quero 15% de Desconto em todas minhas compras: Clique aqui!!!

VEJA O PLANO DE CARREIRA DA FOREVER LIVING

e-Mail: empresazanane@gmail.com
Procuramos pessoas de todos os niveis social e moral para usar nossos produtos da FLP que esta no mercado desde 1978.

Procuramos pessoas que querem mudar de vida para uma vida Otima.

Veja quem podera trabalhar conosco Veja alguns produtos de nossos associados: 

CADASTRE PARA RECEBER DICAS DE SAÚDE:


PatrocínioFeedBurner
Share on Google Plus

About ACADEMIA Á.O.

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cadastre para saber mais

CADASTRE PARA RECEBER DICAS DE SAÚDE:

PatrocínioFeedBurner